REZAI PELAS TINTAS DE TIMANE - ARTÍSTA PLÁSTICO MOÇAMBICANO


REZAI PELAS TINTAS DE TIMANE

Rezai pelas tintas de Timane!
Eu, em verdade, vos baptizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos baptizará com o Espírito Santo e com fogo. Disse João Baptista numa das passagens do Livro Sagrado. Motivos são vários que me fazem citar, de cor, esse excerto bíblico. Evoco um João para falar de outro João.
A pintura de João é uma espécie de baptismo com a tinta, harmonia, forma e cor. Mas, em cada pintura, Timane segue o caminho de João Baptista; é como se dissesse-nos eu vos baptizo com tintas, mas da próxima vez virei sem tintas para vos baptizar com rigor e sublimidade. 

A forma como Timane toma a sua arte é como se quisesse fundir, pelas tintas, tudo que ainda não se pintou ou tudo que foi pintado, mas lhes faltando um toque, uma pincelada última. Talvez seja Timane o ressuscitador de tintas que tinham sido enterradas em papiros e pergaminhos. E por isso digo-vos "rezai pelas tintas de Timane".
Se Platão levantasse dos escombros da sepultura do esquecimento, com seus mantos que varriam por onde passava e sua barba enrolada de dúvidas diria que Timane está mergulhado na segunda navegação (de várias); pois, agora temos um Timane que além de baptizar-nos com rigor e sublimidade, esperou o vento cessar e porque as velas da inspiração não mais funcionavam, decidiu accionar os remos das mãos. Esse conjunto de quadros mostra-nos um Timane que não se faz só e só sob impulso do vento que bate, mas um pintor que se move sob impulso de suas próprias forças.

É nesta segunda navegação que Timane, tal como nos diria Platão, tenta a libertação radical dos sentidos e faz um deslocamento decidido para o plano do raciocínio puro e daquilo que é captável pelo intelecto e pela mente na pureza de sua actividade de pintar. Consciência social, o engajamento poético e político e a recombinação de sonhos retalhados fazem destes quadros uma navegação que chega e baptiza-nos e promete que virá com outras navegações dignas de serem baptismo de espírito e fogo.

Talvez tenhamos de roubar a marca de Chichoro para caracterizar Timane, a de "pintor-poeta". Mas isso não é novidade em Timane; creio que antes de pintar, tocar em qualquer sentido disfarçado em tinta, Timane enterra-se num exercício poético profundo que só o silêncio sabe o seu peso e tamanho. "Rezai pelas tintas de Timane" porque são elas que nos podem baptizar o espírito santo e com fogo.
"Rezai pelas tintas de Timane".

 SÉRGIO RAIMUNDO


A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS PINTURA DE JOÃO TIMANE
A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS


O CONSOLO - PINTURA DE JOÃO TIMANE MOÇAMBIQUE

O CONSOLO





PINTURA DE JOÃO TIMANE PINTOR MOÇAMBICANO



O VISIONÁRIO PINTURA DE JOÃO TIMANE
O VISIONÁRIO

A VENDEDEIRA DE PEIXE PINTURA DE JOÃO TIMANE
A VENDEDEIRA DE PEIXE





Comentários

Mensagens populares deste blogue

2018 - BIOGRAFIA DE JOÃO TIMANE - ARTISTA PLÁSTICO MOÇAMBICANO

O RETRATO DUM POVO TRABALHADOR - PINTURAS DE JOÃO TIMANE - ARTISTA PLÁSTICO MOÇAMBICANO